Como utilizar o Selenium Builder no seu projeto de automação de testes funcionais

• Nesse artigo vou falar sobre: Como a ferramente Selenium Builder pode auxiliar no seu projeto de automação de teste.

• Selenium Builder
    • Firefox Versão <49 (Infelizmente a versão do plugin do Selenium builder não é compatível com versões mais novas do Firefox, no site do desenvolvedor você encontrará algumas explicações sobre o assunto, basicamente a partir da versão 40, o Firefox exige que todas as extensões sejam assinadas. O Selenium Builder contém muitos códigos do Selenium IDE e Webdriver que estão sendo rejeitados para a assinatura. (Usando eval, componentes binários, etc.). Veja mais aqui

Vou falar r um pouco dessa ferramenta que me ajudou bastante na localização de elementos no DOM, principalmente em aplicações legadas. Quando precisamos encontrar elementos dentro de uma hierarquia em que basicamente a utilização do locator XPATH é uma das únicas formas de captura, o Selenium Builder faz esse trabalho pesado pra você e encontra o elemento lhe oferecendo outros locators a seu gosto para utilização.

O Selenium Builder é um ferramenta OpenSource, e está licenciado sob a Apache License 2, e hospedado no GitHub. Todo o script gravado por ele é salvo usando um formato baseado em JSON simples, oferecendo possibilidade para exportar e importar facilmente.
    alt text

A primeira vista o Selenium Builder parece um Selenium IDE melhorado, vou citar algumas das funcionalidades que caso seja adicionado plugins a ele, incrementa bem mais a extensão.

• Integração com Sauce Labs: Caso seja adicionado o plugin, o Selenium Builder irá efetuar o playback dos seus testes direto no servidor do Sauce Labs
      alt text
    • Plugins: A possibilidade de adicionar alguns plugins e incrementar a ferramenta é algo também interessante, principalmente do Sauce Labs.
      alt text
    • Playback: Várias formas de rodar seus testes, outra funcionalidade bem interessante dessa ferramenta.
      alt text

• Locators: Na minha opinião a melhor funcionalidade e a que mais utilizo, a captura de elementos e sugestões de alternativas utilizando o mesmo locator ou outros diferentes. Essas sugestões se torna muito bem vinda principalmente pelas diferentes estruturas de aplicações que estamos testando.
      alt text

Galera, tentei resumir um pouco como essa extensão pode nos auxiliar no projeto de automação, qualquer dúvida estou a disposição.

Grande abraço a todos e até o próximo artigo!

Esse meu artigo foi originalmente escrito no blog testesdiretodastrincheiras

Log in to reply

Looks like your connection to Bug Overflow was lost, please wait while we try to reconnect.